Serge Gainsbourg

Serge Gainsbourg
'Aux Armes Et Caetera'
1979
Um francês de meia idade de fato não era uma visão habitual num estúdio em Kingston no final dos anos setenta. Foi com muita desconfiança que os músicos, o Sly Dunbar e o Robbie Shakespeare, antes de se tornarem famosos o que aconteceria nos anos oitenta, e o mítico Uzziah 'Sticky' Thompson, viram o Serge Gainsbourg entrar no Dynamic Sound Studios, com cabras pacatamente a pastar à volta e galinhas a passear por cima da mesa de mistura, para gravar o seu álbum de reggae. Mas passadas as desconfianças iniciais o trabalho correu muito bem e ficou pronto em 12 dias que o orçamento era apertado. Ao fim do dia juntavam-se para fumar, os músicos charros gigantescos e o sr Gainsbourg os seus inseparáveis Gauloises, e ouvir as gravações , pontuadas por expressões de contentamento, 'Great! Brilliant!'. Mas como é um disco do Serge Gainsbourg não podia faltar a polémica. E ela surgiu quando a parte mais ressessa da sociedade francesa ouviu a sua amada 'La Marseillaise', a canção que dá o nome ao álbum é uma versão em ritmo reggae do hino francês, tocada e cantada por uma data de pretos janados. Ofendida reagiu nos jornais e até houve ameaças de bombas e tudo. O álbum foi, no entanto, um sucesso de vendas e o Serge tentou repetir a graça. Partiu para a gravação de um segundo álbum reggae mas desta vez com um orçamento mais folgado o que permitiu utilizar os conhecidos Compass Studios nas Bahamas. Mas o som mais rude e verdadeiro que se conseguiu no meio das cabras e galinhas perdeu-se no meio do dinheiro e o álbum foi um fracasso, artístico e comercial.
"Quand Marilou danse reggae/Elle et moi plaisirs conjugués"

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