David Byrne
Talking Heads
'Remain In Light' 1980
Brian Eno-David Byrne
'My Life In The Bush of Ghosts' 1981
David Byrne
'The Catherine Wheel' 1981
Os livros e os discos cruzam-se muitas vezes. É normal a partir de livros construirem-se canções ou álbuns, também acontece no sentido inverso, como por exemplo a 'Killing An Arab' canção dos The Cure inspirada no 'L'Étranger do Albert Camus, ou os álbuns 'Diamond Dogs' do David Bowie e o 'Animals' dos Pink Floyd inspirados em obras do George Orwell, '1984' e o 'Animal Farm' respectivamente. Já não é muito usual é um livro ser o ponto de partida para três álbuns mas foi o que aconteceu aqui. O fascínio do David Byrne pelos ritmos africanos, e pela dança a eles associados, que são a pedra desta sopa onde estão estes três álbuns, começou a borbulhar na cabeça do ciclista nova iorquino depois da leitura, em 1979, do livro 'African Rhythm and African Sensibility - Aesthetics And Social Action In African Musical Idioms' do John Miller Chernoff. Ritmos que começariam a ser explorados no 'I Zimbra' do álbum de 1979 'Fear Of Music', eram o coração do 'Remain In Light', partilhavam o espaço com outros exotismos sonoros na obra prima 'My Life In The Bush Of Ghosts', e culminariam, como num fechar de círculo com a participação na composição do John Miller Chernoff, no 'The Catherine Wheel'. É claro que estas ideias continuariam a ser trabalhadas em discos posteriores do David Byrne, tanto a solo como com os Talking Heads, mas o caroço do fruto Byrne são estes três maravilhosos discos.
'Remain In Light' 1980
Brian Eno-David Byrne
'My Life In The Bush of Ghosts' 1981
David Byrne
'The Catherine Wheel' 1981
Os livros e os discos cruzam-se muitas vezes. É normal a partir de livros construirem-se canções ou álbuns, também acontece no sentido inverso, como por exemplo a 'Killing An Arab' canção dos The Cure inspirada no 'L'Étranger do Albert Camus, ou os álbuns 'Diamond Dogs' do David Bowie e o 'Animals' dos Pink Floyd inspirados em obras do George Orwell, '1984' e o 'Animal Farm' respectivamente. Já não é muito usual é um livro ser o ponto de partida para três álbuns mas foi o que aconteceu aqui. O fascínio do David Byrne pelos ritmos africanos, e pela dança a eles associados, que são a pedra desta sopa onde estão estes três álbuns, começou a borbulhar na cabeça do ciclista nova iorquino depois da leitura, em 1979, do livro 'African Rhythm and African Sensibility - Aesthetics And Social Action In African Musical Idioms' do John Miller Chernoff. Ritmos que começariam a ser explorados no 'I Zimbra' do álbum de 1979 'Fear Of Music', eram o coração do 'Remain In Light', partilhavam o espaço com outros exotismos sonoros na obra prima 'My Life In The Bush Of Ghosts', e culminariam, como num fechar de círculo com a participação na composição do John Miller Chernoff, no 'The Catherine Wheel'. É claro que estas ideias continuariam a ser trabalhadas em discos posteriores do David Byrne, tanto a solo como com os Talking Heads, mas o caroço do fruto Byrne são estes três maravilhosos discos.
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