Ryuichi Sakamoto

Ryuichi Sakamoto
'Heartbeat' 1991
'Sweet Revenge' 1994
'Smoochy' 1995
Se eu atribuísse doutoramentos honoris causa aqui no cartografias o sr Sakamoto seria uma das escolhas óbvias. Poucos navegaram por tantos estilos musicais e por tantas latitudes geográficas sem perder o pé, ou a criatividade, ao longo de quatro décadas como o fez este homem nascido em Tóquio mas que é verdadeiramente, passe o clichê, um cidadão do mundo. Ele que acredita na utopia do 'outernationalism', um mundo de comunicação, troca, mas sem países ou nacionalismos. Em muitos momentos da sua carreira esteve à frente do seu tempo, o Afrika Bambataa disse que os Kraftwerk e os Yellow Magic Orchestra eram os culpados pelo aparecimento do hip hop, mas mesmo quando não era tão relevante, como é o caso deste trio de álbuns, é sempre inteligente, curioso e elegante. Estes três discos são o culminar de um processo de trabalho da canção pop, misturando, como é seu hábito, muitos estilos (synth pop, soul , hip hop, bossa nova, jazz) e latitudes(o,sempre presente na sua obra, confronto de ideias entre o oriente e o ocidente), que teve o seu inicio 1987 com o 'Neo Geo', continuou com o 'Beauty de 1989, passa por estes três álbuns e é encerrado com o '1996', revisitação da matéria dada nesses anos, com principal enfoque nas bandas sonoras compostas neste período, em formato música de câmara. Parte depois para a música electrónica mais experimental e erudita abandonando quase por completo a pop. Para além da presença de algumas canções verdadeiramente notáveis, e de gente muito cá de casa como o David Sylvian, a razão da cartografia destes três álbuns e não de outros mais relevantes que andam pelas minhas prateleiras é que estes coincidem com o início da minha vida de passador de discos, fazendo por isso parte da banda sonora de uma fase muito marcante aqui do rapaz.
Com o David Sylvian e a Ingrid Chavez.
'Aishiteru, Aishitenai' do Smoochy.

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