Shabazz Palaces

Shabazz Palaces
'Black Up'
2011
Se transpuséssemos a obra das duas bandas mais significativas do Ishmael Butler, os Digable Planets e os Shabazz Palaces, pelo meio houve os Cherrywine, para o estilo de dois pintores mais ou menos da mesma época, os primeiros seriam um quadro do Gaugin com as suas cores fortes e orgânicas e os segundos um do Kandinsky, anguloso e abstracto. O 'Blowout Comb' é um dos meus discos de cabeceira e faz parte do movimento que trouxe o jazz de uma maneira mais intensa para o hip hop, ao lado, por exemplo, dos A Tribe Called Quest ou do Guru com o seu projecto Jazzmatazz, mas os anos foram passando, o álbum é de 1994, e eu pensei que a minha paixão pelo trabalho do Ishmael Butler seria só uma recordação do passado. Até que em 2009 apareceram uns misteriosos EP's e dois anos mais tarde o maravilhoso 'Black Up'. A paixão ressurgia agora sob o nome Shabazz Palaces e o som evoluia para um hip hop mais experimental, exploratório, e as reflexões sobre a cultura e pensamento afro americano eram aprofundadas numa escrita mais apurada.
Quando eles passaram pelo Porto, nos Maus Hábitos, para apresentarem o álbum eu tive a felicidade de ser o dj dessa noite (obrigado, Paula). E se isso já seria gratificante tive direito a um bonus delicioso. Quando eles acabaram de tocar, eu voltei a pôr discos e passados uns minutos eles apareceram na cabine, o Ishmael e o comparsa Tendai Maraire, para me dar os parabéns pela música, estavam a gostar muito das minhas escolhas. O meu sorriso de orelha a orelha durou muitos dias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Blow Monkeys

Terence Trent D'Arby

A.C. Marias