Joni Mitchell
Joni Mitchell
'The Hissing Of Summer Laws'
1975
A culpa foi do jazz. É muito comum que o artista depois de atingir o sucesso junto do público e da crítica, a Joni Mitchell atingiu-o na primeira metade dos setentas com o 'Blue' e o 'Court and Spark', se questione quanto ao caminho a seguir para não estagnar. Foi com este disco que essa cisão entre os seus anteriores trabalhos, tanto ao nível sónico como lírico, se deu. A folk ainda cá anda mas as liberdades jazzísticas já dominam grande parte do disco, gravado com os LA Express que já tinham tocado no album anterior. Depois viriam colaborações mais estreitas com o Jaco Pastorious e restante gang Weather Report, e já no fim da década com o Charles Mingus. Uma dos temas mais interessantes, e um dos meus favoritos da sra Mitchell, é o 'The Jungle Line' que é assim uma espécie de sonho febril onde se cruzam Rousseau, jazz, noite e drogas, com percussões africanas, sampladas de um disco com gravações da tribo Ingoma do Burundi (esta sensação de sonho febril que eu sinto quando ouço esta canção deve vir daqueles filmes de aventuras passados em África, supostamente claro, que nós sabemos que é num estúdio algures na Califórnia, vistos na infância, e em que quando a jovem donzela em perigo caía doente com febre ouviam-se sempre os tambores ameaçadores).
Podem ouvir aqui a 'The Jungle Line'.
'The Hissing Of Summer Laws'
1975
A culpa foi do jazz. É muito comum que o artista depois de atingir o sucesso junto do público e da crítica, a Joni Mitchell atingiu-o na primeira metade dos setentas com o 'Blue' e o 'Court and Spark', se questione quanto ao caminho a seguir para não estagnar. Foi com este disco que essa cisão entre os seus anteriores trabalhos, tanto ao nível sónico como lírico, se deu. A folk ainda cá anda mas as liberdades jazzísticas já dominam grande parte do disco, gravado com os LA Express que já tinham tocado no album anterior. Depois viriam colaborações mais estreitas com o Jaco Pastorious e restante gang Weather Report, e já no fim da década com o Charles Mingus. Uma dos temas mais interessantes, e um dos meus favoritos da sra Mitchell, é o 'The Jungle Line' que é assim uma espécie de sonho febril onde se cruzam Rousseau, jazz, noite e drogas, com percussões africanas, sampladas de um disco com gravações da tribo Ingoma do Burundi (esta sensação de sonho febril que eu sinto quando ouço esta canção deve vir daqueles filmes de aventuras passados em África, supostamente claro, que nós sabemos que é num estúdio algures na Califórnia, vistos na infância, e em que quando a jovem donzela em perigo caía doente com febre ouviam-se sempre os tambores ameaçadores).
Podem ouvir aqui a 'The Jungle Line'.
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