Gilberto Gil

Gilberto Gil
'Luar (A Gente Precisa Ver O Luar'
1981
O gira-discos chegou lá a casa no início dos anos 80, eu devia ter uns 12 ou 13 anos. Antes disso era a Amália, que a minha mãe adorava, no velho rádio a pilhas na cozinha, os cartuchos no carro do meu pai, a música clássica e o James Last em casa do meu avô ou os discos dos vizinhos de baixo que tinham uma aparelhagem. O primeiro álbum lá em casa foi o 'Super Trouper' dos Abba que o meu pai comprou com a dita aparelhagem, uma Panasonic cinzenta, gira-discos de um lado, deck de cassetes do outro. Logo a seguir veio o 'Luar'. É um disco, juntamente com outros da mesma altura, muito deles com a mão do Lincoln Olivetti, produtor do álbum e anos mais tarde objecto de quase veneração da minha parte, que marca uma mudança de paradigma. Os anos da ditadura militar brasileira, 1964-1985, foram muito duros, marcados pela repressão, tortura e supressão de muitas liberdades civis o que quase obrigava os artistas a ter e explicar as suas posições políticas nos trabalhos que iam lançando. Com o declínio  da ditadura no início dos anos 80, provocada em grande parte por uma grave crise económica, houve como que um aliviar da tensão. Este é um disco leve, despreocupado, em que a vontade de dançar é prioritária.
Podem ouvir aqui a 'Palco' uma das minhas favoritas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

The Blow Monkeys

Terence Trent D'Arby

A.C. Marias