Heaven 17

Heaven 17
'Penthouse And Pavement'  1981
'The Luxury Gap'                   1983
 Mil novecentos e oitenta, Sheffield. Dentro de um pub, abrigados da chuva, dois homens conversam: "Ouviste ontem as notícias? Quem fizer greve tem um corte de 12 libras por semana e ainda leva com uma multa em cima." "Sim, ouvi. Aquela puta da Tatcher vai sangrar a classe trabalhadora até á morte. A Inglaterra está uma merda. O mundo está uma merda.  As nossas canções têm que falar destas coisas, Martyn." "Sim, Ian, sim. Mas falando doutras cenas, como é que estamos quanto ao novo projecto? Ficaste de arranjar um nome, esta cena de British Electric Foundation é fixe mas é muito longo. E o gajo que conheceste para vocalista? Como é que ele se cham..." "O Glenn? É um porreiro e tem uma voz grave, dramática. Acho que vai resultar. Quanto ao nome acho que encontrei. Ontem estava a ver o 'Clockwork Orange' na televisão e saquei de lá este, Heaven Seventeen. É cool, não é?" "Gosto, fica esse. Ontem o Phil mostrou-me umas canções do novo álbum dos Human League. Já ouviste? Aquilo é forte, se calhar foi um erro termos saído nesta altura..." "Já, o gajo também me mostrou. Aquilo é uma treta, não tem alma. Eu quero que os Heaven 17 tenham alma, e funk, muito funk. Ouve o que eu te digo, aquilo não vale nada, no máximo entra no top 30 num país escandinavo. E o novo corte de cabelo dele? Tu viste o cabelo dele? Ridículo, ahahahah." O 'Dare' dos Human League foi um sucesso planetário, o 'Penthouse And Pavement' não, mas é um disco que ainda hoje faz dançar e é olhado como um clássico nos dias que correm. Passado dois anos lançaram outro clássico, 'The Luxury Gap', mas desta vez o sucesso sorriu-lhes. Os sintetizadores ainda dominam mas a inclusão de mais instrumentos, piano, cordas e a secção de metais dos Earth Wind & Fire, e com as influências da canção soul mais presentes, levaram a um som mais envolvente, mais quente. Pelo meio reavivaram a então moribunda carreira da Tina Turner. A sua interpretação do clássico 'Ball of Confusion', no álbum de 1982 dos B.E.F., 'Music of Quality & Distinction Vol 1', chamou a atenção dos executivos da Capitol que a convidaram a gravar um single. Produzido pelos rapazes, a escolha recaiu noutro clássico, 'Let's Stay Together', e o resultado disso é do conhecimento de vocês todos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Terence Trent D'Arby

The Blow Monkeys

Stevie Wonder/Michael Jackson